[APOSTILA] O segredo de uma boa liderança.
Sex Nov 15, 2019 11:19 pm
FORÇA MILITAR REVOLUCIONÁRIA
Apostila: O segredo de uma boa liderança.
O assunto a ser tratado, vai muito mais além de como ser um bom líder. Muitos acreditam que a liderança é formada por apenas uma pessoa e esse pensamento é completamente errado. Uma liderança só é real a partir do momento em que uma equipe tem foco no trabalho em conjunto.
A partir de agora, os tópicos sugeridos para o tema são:
• A diferença entre um líder e um chefe;
• Desenvolvimento interpessoal
• A importância do autoconhecimento
• Opiniões x Julgamentos
• A diferença entre uma equipe e grupo
• Escuta ativa e assertividade.
Antes de tudo, questione-se:
• O que preciso melhorar?
• O que eu espero de mim?
• Quais são minhas expectativas em relação ao próximo?
Essas perguntas, quando respondidas, te mostram exatamente, em que parte do caminho você está. Muitas vezes temos o ânimo para realizar a tarefa, mas não sabemos por onde começar, analisar a si mesmo, é a melhor forma de descobrir em que parte você parou, para saber a partir de onde deve prosseguir.
A diferença entre um líder e um chefe.
- O líder reconhece que PRECISA de sua equipe para prosseguir, procura sempre ajudar a todos e não apenas ordena-los. Além disso, compartilha seu conhecimento com seus parceiros de trabalho.
- O chefe acha que sua equipe PRECISA dele, age sempre de forma autoritária e geralmente, se encontra ausente das atividades de seu grupo procurando sempre pelo resultado final, nunca pelo trajeto da ação realizada.
“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln)
Essa citação nos mostra de forma objetiva, o verdadeiro papel de um líder. O papel de motivar seus companheiros.
Desenvolvimento Interpessoal
É da natureza do ser humano, buscar algum tipo de relacionamento, seja ele amoroso ou amigável. Quanto mais positivos forem os nossos relacionamentos interpessoais, maiores serão nossas conexões, sejam com nossos companheiros ou com desconhecidos.
O desenvolvimento Interpessoal relaciona diretamente, nossos relacionamentos com o próximo e com a gente mesmo, por isso, é importante sempre manter contato com pessoas que possam nos acrescentar críticas construtivas, esses tópicos serão tratados posteriormente.
A gentileza nessas horas, faz parte do nosso cotidiano, nem sempre encontraremos pessoas felizes ou de bom humor, portanto, é necessário saber equilibrar nossas emoções.
As principais qualidades que devem ser trabalhadas para potencializar seu desenvolvimento, são:
Respeito - Empatia - Trabalho em equipe - Paciência - Cooperação - Liderança positiva.
Autoconhecimento
"Conhece-te a ti mesmo"
Esse aforismo é famoso no mundo inteiro, quando Sócrates disse isso, muitas pessoas não entenderam e não perceberam a importância dessa frase.
O autoconhecimento é o processo mais complicado que encontraremos na vida. Para conhecer o mundo que nos cerca, é necessário primeiro conhecer nosso interior, a auto análise é a melhor forma de corrigir nossos erros e os erros dos nossos próximos.
Conhecer quem somos, leva-nos a conhecer nossos piores defeitos e a partir disso, corrigi-los da maneira correta.
Quando somos capazes de enxergar nossos defeitos, estamos propícios a corrigir não só a nós mesmos, mas sim aos nossos companheiros.
Uma pessoa que não admite suas falhas e apenas aponta a falha do outro, não pode ser considerada Líder, por isso, deve-se prestar atenção nesses detalhes para que sempre que estivermos a frente de algum trabalho, possamos observar tudo de forma justa e correta, corrigindo a si mesmo se for necessário. A maneira que se é corrigido, pode interferir e muito no desempenho dos militares.
Opiniões x Julgamentos
Ao trabalhar nessas diferenças, devemos ter em mente uma palavra: empatia.
A empatia é o ato de colocar-se no lugar do outro, sempre que for criticar/sugerir algo, pense “Eu gostaria de ouvir isso?”. A forma que algo é dito, pode interferir e muito, na interpretação do ouvinte.
Nós somos responsáveis pelo o que falamos e pela forma que falamos, por isso, na maioria das vezes, as discussões se iniciam a partir de uma má interpretação do assunto tratado.
A partir do momento em que somos colocados na posição de Liderança, devemos ter em mente sempre, que somos inspiração e exemplo para nossa equipe, portanto, devemos sempre apresentar as melhores características.
Claro que, estamos sujeitos a erros e nem sempre, vamos atingir nossas expectativas e as alheias, mas só o fato de tentar, já demonstra que estamos no caminho certo.
Apresentar uma opinião, difere completamente do julgamento. Ao julgarmos, tomamos decisões precipitadas, afirmando algo que não temos propriedade para dizer.
Apresentar opiniões significa sugerir e/ou demonstrar de forma humilde e sucinta, seu ponto de vista a respeito do ocorrido.
Se você estiver na posição de julgar algo ou alguém, é necessário, de maneira imparcial, apresentar os seguintes comportamentos:
• Humildade; • Padrão; • Fundamento; • Objetividade e clareza. |
A diferença entre uma equipe e grupo
Muitas pessoas não sabem a diferença entre equipe e grupo, a partir de agora, ensinaremos a diferença de cada um e qual a melhor maneira de administrar ambos na posição de liderança.
Um grupo, é um conjunto de pessoas desempenhando suas próprias funções, sem um objetivo comum entre elas. Esse objetivo comum geralmente, é o que une esse grupo, fazendo com que o trabalho seja mais produtivo e que todos trabalhem em união, pois buscam alcançar o mesmo objetivo.
Uma equipe, é o contrário de um grupo. Em uma equipe, você pode observar cada um se empenhando em suas funções e além disso, se preocupando com o bem estar e produtividade do seu próximo.
Neste caso, a liderança interfere e muito no desempenho de cada função. A partir do momento em que o Grupo possui um CHEFE, as ordens passadas pelo mesmo geram um clima de competição, o que acaba gerando desconforto e rivalidade entre os membros do grupo.
Quando o grupo possui um LÍDER, o mesmo torna-se automaticamente uma equipe, afinal, o líder vai se preocupar com o bem estar dos membros e estabelecer um objetivo comum e não individual.
Por exemplo, nas companhias o destaque do mês pode ser um benefício ou um malefício. Se o sentimento dos membros for de competição, por mais que seja necessário, pode passar a ser algo ruim, pois estarão trabalhando para benefício próprio e não benefício da companhia em si, muito menos dos militares que receberão suas aulas.
Por isso, é necessário que a gestão atual, preocupe-se cada vez mais em passar a ideia de união e o pensamento conjunto, ao invés de criar desavenças e competições nada saudáveis para sua companhia para que ela seja uma verdadeira equipe e não apenas mais um grupo.
Escuta ativa e assertividade.
- Escuta Ativa.
A escuta ativa é essencial para evitar desentendimentos e más interpretações no que se é escutado. A partir do momento em que a escuta ativa é usada no cotidiano, podemos evitar diversas distrações desnecessárias. A escuta ativa nos suspende o julgamento e evita o distração mentais.
Ao ser um bom ouvinte, além de captar melhor as informações recebidas, você se torna capaz de estimular a fala do próximo (o que pode ser difícil para muitos); economiza seu tempo sem a necessidade de repetir o que já foi dito antes, assegura-se de que a informação foi captada completamente.
Os principais elementos da escuta ativa são:
Compreensão: Compartilhar entendimento
Retenção: Memoriza-se e entende-se o assunto tratado no diálogo.
Interação: Postura do ouvinte e do falante durante a conversa.
Entre os cuidados a serem tomados em qualquer forma de conversa, seja de um líder ou membro, é necessário prestar atenção nas seguintes distrações:
Indiferença, impaciência, preconceito, preocupação, falta de oportunidade e infelizmente, status social (patente em que os militares ocupam.
É muito comum ver um superior desprezar seu inferior, pelo simples fato de possuir mais deveres e responsabilidades do que seu próximo. Devemos sempre lembrar de onde viemos e principalmente, para onde vamos.
A humildade deve prevalecer em qualquer situação, a hierarquia não significa que somos melhores do que os outros.
- Assertividade
O ser humano apresenta quatro tipos de comportamentos básicos:
Agressivo – Passivo - Agressivo / Passivo - Assertivo.
Dentre esses quatro, trataremos da assertividade. Mas primeiro, o que é assertividade?
A assertividade pode ir além de um comportamento e se tornar uma filosofia de vida. Do latim tornar firme – consolidar – declarar com firmeza.
Em resumo, assumir com responsabilidade seus atos e suas escolhas.
Todo líder precisa elaborar cada vez mais sua assertividade, pois a maioria das escolhas, passam por último em suas mãos, definindo assim o destino de cada acontecimento.
- Comportamento Assertivo:
Ser assertivo não significa resolver tudo, entender de tudo e consertar tudo. Pelo contrário! Ser assertivo significa saber falar não, assumir a ignorância mediante alguns assuntos, mudar de opinião sempre que necessário, entender suas falhas e corrigi-las, tomar suas próprias decisões.
- Atitudes Assertivas:
Autoestima, determinação, empatia, flexibilidade/adaptabilidade, autocontrole (autoconhecimento), aceitação da negação (aceitar que não podemos só ouvir o sim alheio), carisma.
Ao decidir ser assertivo, suas relações amadurecem cada vez mais, seus problemas são solucionados sem buscar culpados para eles, humildade para pedir ajuda sempre que necessário,capacidade para colocar limites aos agressivos (necessário principalmente no ramo militar).
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